“PREGUE O EVANGELHO, SE NECESSÁRIO, USE PALAVRAS”
Não entendo, mas tento...“Pregue o evangelho, se necessário, use palavras”. Há muito ouço essa frase, ora atribuída a Agostinho, ora atribuída a Aquino (vai ver não é de nenhum dos dois), sendo usada como padrão para o testemunho cristão. Geralmente os que citam a frase a usam para afirmar que a melhor e mais eficaz pregação do evangelho é a que é feita com a vida. Há uma variante desse mesmo pensamento, que circula nas redes sociais, que diz mais ou menos o seguinte: “sua vida pode ser a única Bíblia que um incrédulo lerá”. É bem verdade que as Escrituras falam sobre a obrigação de o cristão viver o evangelho. Jesus afirmou que aquele que ouve suas palavras e não as pratica é como um homem que constrói a sua casa sobre a areia (Mt 7.26), e ordenou também a seus discípulos que vivessem o evangelho a fim de que os homens, ao verem suas boas obras, glorificassem ao Pai (Mt 5.16). Tiago, seu irmão, exortou seus leitores a não somente ouvirem a Palavra, mas praticarem-na a fim de não se enganar (Tg 1.22) e Paulo, não poucas vezes, falou acerca do testemunho cristão (2Co 8.21; Gl 2.14; Fp 1.27; Cl 1.10; 1Ts 2.12; 1Tm 4.12; Tt 2.7).
Só que em mim não há nada de bom para dar, muito fácil escrever seja bom e correto se as atitudes confrontam as palavras. Tudo de bom que temos e damos é de Deus, tenho fé nisso e independente de crença, acredito que o bem, o amor vem de Deus. Vejo alguém com necessidade e quero ajudar. Jesus nos ensinou a fazer isso. Mais ainda, o Espírito nos move. Compaixão é uma palavra que literalmente descreve um movimento das entranhas. Algo que nos impulsiona do fundo do nosso ser. Só que o mundo nos deixa brutalizados e calejados. De tanto assistir às barbaridades pela televisão, de tanto ser bombardeados por um tsunami de tragédias, absurdos, injustiças e violências, ficamos como quem não consegue mais se mover. Afinal, começar onde? Vamos acabar com a escravatura mais antiga do mundo? Sim, porque há 300 milhões de indianos, conhecidos como “intocáveis” ou Dalits. Eles são escravos das classes mais avantajados. Têm que viver sua vida inteira em absoluta e inquestionável subserviência. Suas mulheres são estupradas (3 mulheres por dia) sem que esse ato bestial redunde nas menores consequências para os seus agressores. Se o mundo inteiro se mobilizasse, conseguiríamos fazer uma diferença? Mas e o meio ambiente, o tráfico de escravos, as experiências das empresas farmacêuticas em vilarejos africanos e os genocídios movidos pelo mercado de petróleo? Qual dos males deste mundo vamos resolver de vez? Ah, então vamos fazer algo, porque temos tanto, enquanto outros têm tão pouco. Só que 40% do mundo nunca viram um telefone, não possuem mais do que uma roupa e não têm onde dormir. Além do mais, 40% da população mundial irão dormir esta noite com uma dor quase insuportável por causa da fome. Quem tiver o que comer e mais de uma roupa, na escala mundial pode ser considerar rico! Ainda mais se tiver um teto sobre a sua cabeça!“Quem é o meu próximo?” Essa foi a pergunta proposta a Jesus. Sua resposta foi simples. Quem estiver à mão ou o mais próximo. As nossas dores são reais. As do nosso próximo podem ser menores ou maiores. Por onde vou começar a tratar desta dor que enche o meu peito na calada da noite? Por onde vou começar a buscar o que certamente minha alma busca, sem que a minha cabeça saiba o que seja? Começo de joelhos. Começo pedindo misericórdia. O mundo é um lugar absolutamente enlouquecedor. O mundo é um lugar hostil, violento, absurdamente enorme, com problemas cujas dimensões extrapolam a minha imaginação, o meu conhecimento e os meus meios. Vou abraçar a minha esposa, minha filha e lhe dar um beijo. Sei que, de todos os problemas que há no mundo, os delas é o que está mais próximo. Vou ajudar quem eu puder, minha mãe, meu vizinho, parente e buscando entendimento, pois "não sabemos o que fazemos". Vou orar. “Senhor, venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade assim na terra como no Céu…. pois…. TEU É O PODER….”. Amém.
Escritor: Fabio Xavi Vascaino
se é vascaíno caiu!! kkk
ResponderExcluirII cor.3:2 à 5 pregamos sim o evangelho sem falar com os nossos lábios, a obra do Espírito é forte e poderosa na terra.
ResponderExcluirII cor.3:2 à 5 pregamos sim o evangelho sem falar com os nossos lábios, a obra do
ResponderExcluirEspírito é forte e poderosa na terra.
Excelente!"PREGUE O EVANGELHO, SE NECESSARIO, USE PALAVRAS". TAMBÉM NÃO SEI O AUTOR, NÃO IMPORTA, E SIM NO PROCEDER, UM IRMÃO ME DISSE CERTA VEZ QUE ADMIRAVA MUITO QUEM SABIA PREGAR, POIS ELE CONHECIA A PALAVRA, PORÉM NÃO TINHA ESSE DON, ESSE TEXTO AJUDOU-ME A AJUDÁ-LO.
ResponderExcluirMagnífica reflexão, Fábio! Deus te abençoe, me abençoe. Que façamos o melhor que pudermos, dentro dos nossos tão pequenos limites. Que creiamos que Deus SEMPRE faz o impossível. ELE é TODO PODEROSO!🤍
ResponderExcluirDeus seja louvado , ótima reflexão sábias palavras
ResponderExcluir